Apesar de não estarem nas trincheiras as mulheres têm um papel fundamental no apoio à guerra e na substituição dos homens nas fábricas, o que está a gerar alguma polémica.
As mulheres estão a deixar os lares para irem para os hospitais, para as fábricas e para os campos. Enfermeiras, condutoras de máquinas e capazes de um papel responsável na organização do trabalho, esta mudança no papel da mulher está a deixar os mais conservadores preocupados com a perda dos valores morais. Para muitos, o lugar da mulher continua a ser em casa mas a mudança social que a Guerra está a trazer dá à mulher um papel muito mais importante na sociedade.
Além disso, o apoio social dados pelas mulheres é fundamental: assistência, beneficência, caridade, criação de ateliers de costura, confeção de agasalhos, recolha de donativos, apoio moral aos soldados com as madrinhas de guerra, visitas aos feridos nos hospitais, são apenas algumas das coisas importantes que as mulheres têm feito pelos combatentes na Guerra.
