De acordo com o New York Times de 31 de dezembro de 1914, o primeiro Natal da Primeira Grande Guerra ficou marcado por um acontecimento no mínimo insólito. Em “No Man’s Lands” ou “Terras de Ninguém”, espaço entre as fronteiras de tropas inimigas, os homens conviveram amigavelmente, na véspera de Natal de 1914.
O convívio foi para além de algumas inesperadas partidas de futebol, uma vez que para além disso se trocaram alimentos, presentes e se entoaram cânticos de natal. Um momento simbólico que refletiu paz e humanidade no meio de um dos acontecimentos mais mortíferos de sempre.
Os acontecimentos da trégua só agora podem ser relatados devido à censura de imprensa que está em vigor em alguns dos países em guerra. O silêncio foi então quebrado pelo New York Times a 31 de dezembro, seguido pelos jornais britânicos. A 8 de janeiro, foram publicados os primeiros registos fotográficos do episódio pelo jornal The Daily Mirror que divulgou na primeira página fotos de soldados britânicos e alemães a confraternizar numa partida de futebol.
